4 de agosto de 2016


SAÚDE E EDUCAÇÃO DEBATEM VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

          No dia 02 de agosto de 2016 aconteceu o 3º encontro, deste ano, do Grupo de Trabalho (GT): Notificação, Prevenção e Enfrentamento da Violência na Saúde. O GT existe desde 2015, criado por Portaria, e tem como objetivo fortalecer as notificações de violência interpessoal/autoprovocada e incentivar para ações de enfrentamento e prevenção da violência no município de São José. É composto por dois profissionais de cada serviço de saúde que se reúnem em encontros bimestrais sob a coordenação do Setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) da Vigilância Epidemiológica. 


 No referido encontro a palestra foi realizada pela Psicóloga Ana Brasil, da Secretaria Municipal de Educação, que dialogou com os profissionais de saúde sobre a identificação dos indícios de violência com enfoque na criança e no adolescente.
A parceria entre saúde e educação vem ao encontro do trabalho em rede. Em São José essa articulação vem se fortalecendo por meio da Rede de Proteção às Pessoas em Situação de Violência criada por Decreto Nº 3352/2014. 

É importante destacar que a prevenção e o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes deve ser constante. É preciso estar atento, pois muitas vezes a violência pode estar acontecendo mais perto do que pensamos. No município de São José em 2016, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), foram notificados 79 casos de violência contra crianças e adolescentes, sendo que em quase 70% a pessoa em situação de violência foi do sexo feminino. 35% das violências contra criança e adolescente foram sexuais e 20,2% foram autoprovocadas, ou seja, tentativas de suicídio e automutilações. Neste ano foram notificados também situações de violência física, psicológica e negligência contra crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário